Ouvir bem é importante para o cérebro!

Use corretamente o seu aparelho

Assim como o corpo necessita de atividade física para melhorar seu condicionamento e consequentemente sua saúde mental, o cérebro também precisa de estimulações.

De acordo com estudos, exercícios podem ajudar a melhorar ainda mais o desempenho cerebral, aumentando a atenção, a concentração e a memória. É justamente aí que ouvir bem pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de novas conexões e armazenamento de informações.

Todos os estímulos que recebemos via cinco sentidos (audição, tato, olfato, paladar e visão) permitem ao cérebro reconhecer o ambiente e fazê-lo se relacionar com o mundo. Quando escutamos, várias áreas cerebrais são estimuladas, entre elas a visão, a memória e a atenção. Quanto mais se ouve, mais o cérebro é estimulado a fazer novas conexões.

Mesmo a menor perda auditiva pode comprometer o seu entendimento e sua capacidade de desenvolver novas funções cerebrais.

Por isso, é importante procurar um médico ao perceber sinais de perda da audição. Além disso, pacientes já diagnosticados devem se atentar a usar o aparelho corretamente.